Curanderia


Encontros lunares de escuta, criação e saberes femininos.
Curanderia é uma das ações do Movimento Femear e acontece a cada 28 dias, em ciclos lunares, reunindo um clã de mulheres em Vitória/ES. São encontros dedicados à escuta sensível e à criação coletiva, onde se cultivam realidades outras ao caminhar entre fêmeas.
Inspirado por práticas ecofeministas e pelas forças da terra, o Curanderia é um campo de partilha de saberes femininos insurgentes — aqueles que foram silenciados, desautorizados, mas que seguem pulsando no corpo, na palavra e nas práticas de cuidado.
Cada encontro tem como disparador os Florais da Lua, um sistema de florais canalizado por Anna Sazanoff do projeto Saberes da Mãe Terra, que nasce da escuta de mulheres curandeiras, abuelas, quilombolas e indígenas, e dos saberes da ginecologia natural. As plantas, com suas presenças múltiplas, guiam o processo em sua alteridade.
O Curanderia é, portanto, o lugar onde o Femear se vivencia em sua inteireza:
– na escuta de si, da outra e da terra;
– na criação de narrativas, imagens e sentidos;
– na insurgência de saberes que brotam das experiências femininas e de suas dores, potências e processos criativos.
Curanderia é um chamado à sensibilidade como força política. Um espaço para imaginar e criar modos próprios de existir e de curar, entre plantas, palavras e mulheres.